Loading…

NOTÍCIAS

Semana da Economia trará a Braga debate sobre Economia e Sustentabilidade

A Semana da Economia de Braga está de volta, após uma paragem forçada por motivos pandémicos. De 23 a 27 de maio, Braga será palco da quinta edição deste evento, que reunirá os principais players económicos do concelho de Braga para debater a economia e sustentabilidade.

Para Ricardo Rio, presidente do Município de Braga e da InvestBraga, “a Semana da Economia é um marco assinalável na vida económica do nosso concelho, tendo a capacidade de agregar um conjunto de entidades que, durante estes dias, vão debater temas de relevo para o desenvolvimento de Braga”. O edil realça ainda que esta iniciativa irá “ser capaz de conjugar momentos de debate, mas também de formação e capacitação de recursos humanos”.

Ao longo dos cinco dias, o Altice Forum Braga será o epicentro do programa recebendo, logo na segunda-feira, dia 23 de maio, a Cimeira de Embaixadores Empresariais de Braga e a Reunião do Conselho Estratégico da InvestBraga.

Na terça-feira, dia 24 de maio, terá lugar o já habitual Fórum Económico, desta vez subordinado aos temas Economia e Sustentabilidade, cabendo a Ricardo Rio, presidente do Município de Braga e da InvestBraga, falar sobre “Braga no radar internacional do investimento”, seguindo-se uma intervenção de António Coutinho, presidente do Conselho de Administração da EDP Inovação, subordinada ao tema “Economia e Sustentabilidade”. A sessão contará também com uma mesa de debate sobre “o desenvolvimento sustentável de um ecossistema empresarial” com Fernando Alexandre, Professor Associado da Universidade do Minho, Teresa Ponce de Leão, Presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Rita Sousa, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e Sandra Cerqueira, Administradora Executiva da TUB. A sessão de encerramento estará a cargo de António Costa e Silva, Ministro da Economia e do Mar. O acesso ao evento, que terá lugar no Grande Auditório do Altice Forum Braga, é gratuito, estando apenas sujeito a registo aqui

Ao Fórum Económico seguir-se-á a inauguração da Mostra Empresarial, que volta a juntar empresas do concelho de Braga e que contará com um palco por onde passarão alguns dos oradores da Semana da Economia de Braga. Este espaço de mostra estará aberto até às 18h00 de dia 26 de maio.

Já no dia 25 de maio, a Amazon Web Services dinamizará uma sessão dedicada à Inovação e Tecnologia no Pequeno Auditório do Altice Forum Braga, tendo lugar, a partir das 16h00, no palco da Mostra Empresarial a iniciativa Tech Day, promovida pela Startup Braga e pela Bosch.

No dia 26 de maio, terá lugar no Altice Forum Braga o fórum “Planeta Digital e Economia Sustentável”, promovido pelo dst group e pelo IB-S, e que contará com a participação de Cláudia Pascoal, do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade, José Teixeira, do dst group, Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa, João Wengorovius Meneses, Secretário Geral da BCSD Portugal, Helena Fernández, Coordenadora da Cátedra Proef/dstelecom – IB-S, José Pedro Sousa, Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto e membro da high-level roundtable da iniciativa New European Bauhaus. O evento contará também uma mesa redonda a que se juntará, além de João Wengorovius Meneses, Ricardo Conde e José Pedro Sousa, Tiago Rebelo, Diretor da Unidade Aeroespacial e Oceanos, CEIIA.

No mesmo dia, terá também lugar uma visita à empresa Portlane – Portability Environment, S.A., bem como o demo day do sétimo Programa de Aceleração da Startup Braga e a sessão comemorativa do 159º Aniversário da AEB, que contará com a tomada de posse dos órgãos sociais desta associação para o quadriénio 2022-2025.

Já a 27 de maio, Camilo Lourenço estará no Altice Forum Braga para gravar o programa “A Cor do Dinheiro”, tendo o programa transmissão online nas redes sociais da InvestBraga e do Altice Forum Braga. Também na manhã dessa sexta-feira, irá decorrer a visita à empresa Cartonagem S. Tiago, S.A.

O último evento da Semana da Economia de Braga será o “Get Together around Sustainability”, uma iniciativa promovida pela AEMinho, que terá lugar na Colunata de Eventos e que contará com o sunset de comemoração do primeiro aniversário da AEMinho.

O programa da Semana da Economia de Braga está disponível aqui