Loading…

NOTÍCIAS

Embaixador da Moldávia elogia ecossistema de inovação de Braga

Esta sexta-feira, 28 de julho, Alexei Cracan, embaixador da Moldávia, acompanhado pela conselheira da Embaixada, Cristina Burian e pela secretária de estado dos Negócios Estrangeiros e Integração Europeia, Stela Leuca, visitou Braga pela terceira vez, contudo a primeira visita em moldes institucionais. Um encontro dinamizado pela InvestBraga que, teve como principal objetivo estabelecer o contacto dos corpos diplomáticos com o ecossistema empresarial e de desenvolvimento bracarense, mostrando aquilo que Braga faz de melhor aos embaixadores de todo o mundo- “De Braga para o mundo”

O embaixador mostrou-se extremamente agradado com o ecossistema de inovação, empreendedorismo e estratégia de desenvolvimento económico que foi traçada para a cidade de Braga. “Existe abertura para a colaboração entre a Moldávia e Braga, como por exemplo uma iniciativa conjunta que dê a oportunidade de apresentação e contactos a empresários dos dois locais”, refere Alexei Cracan.

O diplomata iniciou a manhã num encontro com Gil Carvalho, diretor da Área de Dinamização Económica e Atração de Investimento que refere o momento como “uma grande oportunidade para a criação de laços entre a InvestBraga e a Agência de Investimento da Moldávia”. Seguiu-se depois a visita à Startup Braga, hub de inovação da InvestBraga, com o diretor Luís Rodrigues.

Ainda da parte da manhã, a comitiva do embaixador esteve presente na Reitoria da Universidade do Minho com o pró-reitor, Guilherme Pereira. Reconhecido o potencial das universidades portuguesas, nomeadamente o da Universidade do Minho, foi expresso um sentido de colaboração com o intuito de promover o intercâmbio dos estudantes, ao abrigo do programa Erasmus+ e outros semelhantes.

A receção oficial teve lugar na Câmara Municipal de Braga, pelas 12h30 com o presidente do Município, Ricardo Rio. Já da parte da tarde, o representante visitou as instalações do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), onde foi recebido por Ricardo Ferreira, research group leader of the Spintronic's group.

Nesta deslocação, o embaixador teve a oportunidade de conhecer as potencialidades económicas, empresariais e turísticas de Braga e mostrou-se empenhado em contribuir para a construção de uma relação duradoura com o município.