Loading…

NOTÍCIAS

Braga é a quarta cidade portuguesa no ranking de reuniões internacionais da ICCA

Segundo o relatório de 2022 da International Congress and Convention Association (ICCA), a cidade de Braga conquistou o quarto lugar do ranking nacional de reuniões organizadas por associações internacionais, conquistando o 153º lugar europeu, com 13 eventos. Portugal figura na 6.ª posição no ranking europeu.

O ano de 2022 registou mais de 10.500 eventos e congressos em todo o mundo, números que revelaram um aumento significativo, passadas as restrições pandémicas. As evoluções dos números de Braga são também extremamente positivas, excedendo os dois eventos em 2021 e doze em 2019.

Ricardo Rio, presidente do Município de Braga e da InvestBraga, afirma que “Braga e o Altice Forum Braga têm-se assumido com especial preponderância, sendo espaços de referência para acolher congressos, feiras e eventos. Como se tem provado, temos a possibilidade de corresponder às exigências de qualquer iniciativa de todas as áreas, transformando Braga num verdadeiro polo dinamizador da economia regional”.

Várias são as cidades portuguesas destacadas pelo relatório, entre as quais Lisboa, que surge em segundo lugar, com 144 reuniões; o Porto em 27º, com 54 reuniões; e Cascais em 129º, com 16 reuniões, seguidos do Município de Braga, na posição 164ª aparece Coimbra e quase no fim na 292ª posição temos Guimarães.

Portugal conquista o sexto lugar no ranking europeu, com 294 reuniões, no qual participaram 125.000 pessoas. O número cumulativo de eventos desde 2013 é de 2.460, o que resulta em 844.000 participantes.

No top 10, o ICCA nomeou os EUA (com 690 eventos), Espanha (528), Itália (522), Alemanha (484), França (472) e Reino Unido (449), antecedendo Portugal. A fechar, surgem Países Baixos (253), Bélgica (234) e Canadá (233).

O relatório estabelece uma classificação anual de países e cidades, que se centra principalmente nas reuniões efetivas (presenciais e híbridas). O CEO da ICCA, Senthil Gopinath declara que "É animador ver que o impulso para as reuniões presenciais é, uma vez mais, muito forte e prevemos que esta tendência cresça ao longo do próximo ano".

Os Relatórios Estatísticos da ICCA baseiam-se na Base de Dados de Associações da ICCA, o que significa que os números abrangem reuniões organizadas por associações internacionais que se realizam regularmente, que alternam entre um mínimo de três países/territórios e que têm pelo menos 50 participantes.