Loading…

Notícias

Luís Montenegro reforça laços com o ecossistema empresarial de Braga

Inaugurou-se a Mostra Empresarial “De Braga para o Mundo”. O Primeiro-Ministro visitou a Semana da Economia, que decorre até 25 de maio, no Forum Braga. Esta é uma vitrine do talento, empreendedorismo, investimento e investigação gerados em Braga. A sustentabilidade e o ESG são temas dominantes da Semana da economia bracarense.

A tarde desta quinta-feira ficou marcada pela visita do primeiro-ministro, Luís Montenegro, à Mostra Empresarial da Semana de Economia de Braga. Junto da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes e o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, rumaram ao Forum Braga, depois da reunião do Conselho de Ministros, que se realizou esta manhã, no edifício Gnration, em Braga.

A visita contou com a presença de Ricardo Rio, presidente do Município de Braga e da InvestBraga, de Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, Gil Carvalho, diretor da Área da Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga, e também dos membros do Conselho Estratégico da InvestBraga, Embaixadores Empresariais de Braga, vereadores, presidentes e administradores das Empresas Municipais.

Luís Montenegro visitou os mais de 90 stands ocupados pelas empresas, instituições de ensino e de investigação da região presentes na Mostra Empresarial de Braga, onde se destacou a dinâmica de inovação da região e as medidas para promover o desenvolvimento local e a segurança. Reforçar os laços com as organizações e entidades locais, mas também aprofundar o entendimento do dinâmico ecossistema empresarial da região foi o objetivo da passagem pela segunda maior sala de espetáculos do país.

Durante o evento, o Primeiro-Ministro teve a oportunidade de interagir diretamente com vários empreendedores e líderes empresariais, procurando ouvir sobre os desafios e oportunidades que enfrentam no atual cenário económico.

De passagem pelo stand da Polícia de Segurança Pública, destacou a abertura e empenho por parte do governo no processo negocial das forças de segurança, que tem tentando criar melhorias das condições profissionais, sem pôr em causa as questões financeiras do país, enquanto se assegura a segurança das populações.

Durante a visita à Semana da Economia de Braga, o presidente do Município expressou entusiasmo com a atenção dedicados às iniciativas locais de inovação e desenvolvimento económico. O evento serviu como uma plataforma vital para demonstrar o dinamismo e as capacidades inovadoras que caracterizam a região de Braga, conhecida pelo seu potencial imenso e crescente no panorama nacional e internacional.

“A visita também proporcionou uma oportunidade para discutir desafios comuns enfrentados pelos empresários locais, principalmente a necessidade crítica de atrair e reter talentos qualificados na região”, referiu Ricardo Rio.

O evento marca o décimo aniversário da InvestBraga, e “as atividades e iniciativas realizadas têm superado as expectativas, não apenas em termos de participação, mas também na qualidade e impacto das discussões geradas”, referiu o edil.

A Mostra Empresarial, juntamente com a feira Qualifica-te Braga – Educação Formação e Emprego – e a ExpoBiotec, compõe a grande Mostra da Semana da Economia. Voltadas para os jovens que procuram conhecer um pouco mais do universo empresarial de Braga, foram hoje visitadas por centenas de alunos, estando confirmados mais de mil até sábado. 

Pretendendo alcançar toda a comunidade e as famílias, estabelecendo a ponte entre os jovens e as empresas, a InvestBraga organizou, juntamento com os seus parceiros, várias apresentações, talks e conferências, onde se partilham ferramentas, oportunidades profissionais e reflexões sobre o grande tema do evento. “Aqui, os alunos do nono e do décimo segundo ano, bem como do ensino profissional poderão estar mais próximos das suas saídas profissionais. Iremos ter uma Mostra forte, uma mostra de produto, de ensino, mas também onde poderemos conhecer a inovação que os centros de investigação desenvolvem com as empresas da nossa região e que as torna das mais competitivas a nível internacional”, reforçou Gil Carvalho, diretor da agência de Dinamização Económica e Atração de Investimento.

Entre os diversos expositores, contamos com a presença de líderes da tecnologia da informação, incluindo Accenture, Checkmarx, CIELLOS Inc., Clustermedia Labs, CRITICAL TechWorks, EUROTUX Informática, F3M Information Systems, Incentea Tecnologia de Gestão, ISSUU, MOBILEUM, PTW PORTUGAL, Solfarcos Soluções Farmacêuticas e Cosméticas, que mostram como a inovação digital está a moldar o futuro dos negócios e a impulsionar o desenvolvimento económico regional.No setor industrial, líderes como as empresas Grupo Três60, Cartonagem S. Tiago, O FELIZ Metalomecânica, ETMA Metal Parts, ENERMETER, Aptiv, Gardengate Group, Bramp - Metais e Polímeros De Braga, CACHAPUZ, exibem as suas últimas inovações, evidenciando o papel crítico da indústria na manutenção da competitividade global e no fortalecimento local. Nas áreas de engenharia e construção, a mostra empresarial conta com dois dos maiores setores da construção em Portugal, com uma grande diversidade de negócios, o Grupo Casais e DST Group.

As instituições de ensino e académicas da região, AE Alberto Sampaio, AE Carlos Amarante, AE D. Maria II, AE Maximinos, AE Sá de Miranda, Centro de Formação Salvador Caetano, Colégio Alfacoop, Escola de Economia e Gestão, Escola Europeia de Ensino Profissional, Escola Profissional de Braga, Esprominho, IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, IPCA - Politécnico do Cávado e do Ave, ISAVE, OFICINA - Escola Profissional, Profitecla, Triformis, UMinhoExec - Escola de Executivos da UMinho, Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Minho, demonstram ao longo do evento, como a colaboração entre a academia e a indústria pode acelerar a transferência de conhecimento e fomentar o empreendedorismo entre os jovens. O Centro de Investigação do 2AI Laboratório de inteligência Artificial Aplicada, a Fibrenamics, Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compóssitos, o INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory e o IB-S - Institute of Science And Innovation for Bio-Sustainability, fazem-se representar na área das instituições do sistema científico.

Além disso, hubs de inovação como a Startup Braga, STARTPOINT, e os hubs de inovação social como a Human Power Hub e U.DREAM estão presentes, proporcionando um ambiente rico para colaboração, troca de ideias e desenvolvimento de novas tecnologias e negócios ao longo de toda a mostra.

O setor de serviços é representado por empresas como a AGERE, BDO ADVISORY, Concentrix, Grupo Bernardo da Costa e TUB - Transportes Urbanos de Braga. As forças de segurança pública como o Exército português, PSP - Polícia de Segurança Pública, a Polícia Municipal e Bombeiros Voluntários de Braga também marcam presença, juntamente com a Associação Portuguesa do Deficiente e a AEB – Associação Empresarial de Braga.

Nesta edição, a feira estará aberta até mais tarde, encerrando pelas 20h00 esta quinta e sexta-feira. Alargou-se também o horário de sábado até às 13h00.

Demo Day da 9ª edição do Programa de Aceleração da Startup Braga, conta com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre

A Startup Braga celebrou o seu ecossistema empreendedor com o Demo Day da 9ª edição do Programa de Aceleração, que, como habitual reuniu diversas personalidades que moldam o sucesso deste Hub de Inovação do Município de Braga. Este evento, realizado no mês em que a Startup Braga assinla o seu 10º aniversário, destacou o compromisso contínuo com a inovação e o apoio às startups que se comprometem a mudar o mundo com os seus produtos e serviços inovadores. A Karion Therapeutics, startup pioneira na luta contra cancros agressivos, foi consagrada como a vencedora desta edição e levou consigo o prémio de 20 mil euros, apoiado pela Altice, parceiro estratégico da Startup Braga.

O Demo Day marcou o encerramento de três intensos meses de capacitação, validação de mercado e networking, que proporcionaram aos empreendedores a possibilidade de acelerarem os seus negócios e por fim apresentarem as suas soluções a uma ampla audiência composta por investidores, mentores, parceiros e potenciais clientes. A sessão de boas-vindas contou com a moderação de Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, e a participação dos dois parceiros estratégicos deste programa. Fransisco España, em representação da Microsoft e Margarida Almeida, em representação da Altice Labs, partilharam as ferramentas, as tendências e os benefícios das tecnologias emergentes capazes de potenciar as soluções inovadoras que nascem, diariamente, no ecossistema empreendedor de Braga.

Além desta, o evento contou com uma mesa-redonda que reuniu alguns dos mais importantes investidores do ecossistema empreendedor, como, Carlos Silva da Faber, Lurdes Gramaxo da Bynd, Pedro Castel-Branco da Armilar e Pedro Mello Breyner da Portugal Ventures. Durante a discussão, os participantes partilharam perspetivas valiosas sobre tendências de investimento, estratégias de apoio a startups e alguns dos mais comuns desafios e oportunidades do mercado atual.

Em competição pelo prémio final de 20.000€, estiveram 10 startups inovadoras cujas soluções tecnológicas assentam em diferentes áreas, como a Biotecnologia, MedTech, Economia Digitai ou Sustentabilidade.

Além do primeiro prémio, atribuído à Karion Therapeutics, foram ainda atribuídos o Prémio do Público à startup Enline, e o Prémio Propriedade Industrial atribuído à Hephaesnus. A concurso, estiveram ainda as startups: Anandelix, , Blue, CORKBRICK, EARLY, eDynamics, Katchit e Deepbond.

A sessão de encerramento contou com a intervenção do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, que enfatizou: "A abordagem de trabalho exemplificada pela Startup Braga tem sido um modelo a seguir em Portugal. Os sucessos alcançados, pelo hub e pelas startups apoiadas, ao longo dos últimos 10 anos são promissores e demonstram o imenso talento existente no ecossistema empreendedor Bracarense." Na sua intervenção, o Ministro destacou, também, a importância do trabalho da Startup Braga em apoiar e incentivar iniciativas inovadoras capazes de desenvolver o ecossistema empreendedor do país e do mundo.

Talksno Palco da Mostra Empresarial

O palco da Mostra Empresarial recebeu o Seminário “Future Innovators Labs and Ready to Service Education | Ferramentas para promover a Inovação Sustentável”, com a participação de Pedro Melo, pro-presidente do IPCA e Ana Dias, Gestora de Projetos e “Impacto dos TESP na Atividade Empresarial”. Estas sessões, promovidas pelo IPCA, trouxeram à mesa os programas RUN-EU, com projetos para jovens ainda em ensino básico e secundário. Participando nestes, experienciam-se novos estímulos, mais próximos do contexto laboral, empenhados na digitalização, robótica, engenharia, automação e fabricação. O professor falou ainda de uma mudança de paradigma, um crescente interesse do género feminino pelas áreas.

O design sustentável é um tema de destaque nesta edição. Pela mesma universidade, “Estratégias em Design Circular para a Inovação Sustentável”, por Miguel Terroso, docente da ESD/IPCA, deu a conhecer exemplos de empresas com desperdício industrial, com possibilidades múltiplas de redefinição e revitalização. Em workshops académicos, foram criados mobiliário de exterior para um aeroporto e uma sede de empresa, como mesas, bancos, apoios de bicicletas, floreiras e papeleiras. 

O próximo workshop trabalhará com a transformação de madeiras, de 17 a 21 de junho, na empresa tmodular, da dstgroup. 

Inspirados pela Natureza: A Biomimética como chave para a Sustentabilidade | Fibernamics

A Fibernamics trouxe o tema “Inspirados pela Natureza: A Biomimética como chave para a Sustentabilidade”, dando a conhecer os meta materiais, as suas diferentes características e aplicações. 

No Palco da Mostra Empresarial, a empresa Associação Fibrenamics- Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos, que atua em vários setores com destaque para a arquitetura, a construção, o desporto, a medicina, a proteção e os transportes, apresentou um compromisso renovado com a sustentabilidade e inovação. A empresa demonstrou as abordagens pioneiras no desenvolvimento de produtos que não apenas aumentam a durabilidade, mas também facilitam a recuperação, atualização e restauração dos mesmos. Estas estratégias emergem num momento crucial, alinhando-se com as diretrizes globais para a redução de impactos ambientais e o fomento de práticas sustentáveis na indústria.

Dentro das iniciativas destacadas, está a implementação de métodos para a redução do uso de matéria-prima através de design generativo e simulações avançadas, que permitem a otimização dos processos de produção. Estas tecnologias economizam recursos e minimizam o desperdício, exemplificando o compromisso da Fibrenamics com a produção consciente e eficiente.

Além disto, a empresa está ativamente envolvida na proibição e destruição do stock morto, garantindo que produtos não comercializados não se transformam em resíduos. Isto acontece devido ao foco intenso em requisitos de sustentabilidade.

Estas estratégias são respaldadas por certificações rigorosas que garantem a aderência aos mais altos padrões ambientais, abrangendo desde a utilização de recursos até a manufatura de embalagens e práticas de transporte.

O objetivo da empresa não é apenas transformar a maneira como os produtos são criados, mas também como podem servir como um modelo para práticas mais sustentáveis e inteligentes em escala global. Inspirando-se na inteligência modular das plantas, que se adaptam e sobrevivem sem um comando centralizado, propõe continuar a explorar novos paradigmas para o desenvolvimento de produtos e negócios. 

Encontrados na natureza, materiais com super rigidez, flexibilidade, repelência a líquidos e outras características, são os mecanismos bio miméticos com capacidades de resolução de muitos problemas. Como exemplo, desenvolvem-se ferramentas que dobram e desdobram, inspiradas nas asas dos pássaros, que permitiram colocar os últimos satélites no espaço. “A bio mimética e o eco design estão intimamente ligados. A bio mimética não é uma cópia da natureza, é um design em cooperação com a natureza”, acrescentou Luísa Arruda, gestora de projetos da Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos.

Programação de sexta-feira, 24 de maio

A conferência "Inteligência Artificial nos Negócios", promovida pela Associação Empresarial de Braga (AEB) e a InCentea, com o apoio do Centro Algoritmi e da InvestBraga, será explanada pelas 15h30 no Pequeno Auditório do Forum Braga. Este evento, que integra a 7ª Semana da Economia, promete ser um marco no panorama empresarial da região, reunindo especialistas e líderes de diferentes áreas para discutir e explorar o papel da inteligência artificial no mundo dos negócios. Além de destacar os avanços desta tecnologia revolucionária, a conferência também se dedicará a explorar os desafios e as oportunidades que a AI apresenta.

Paulo Novais, coordenador do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI); José Machado, diretor do Centro Algoritmi; João Lopes, representante da Microsoft; Pedro Freitas, professor auxiliar na Faculdade de Direito da UCP; e Teresa Martins, CEO da Neadvance, participarão do debate moderado por Carlos Vaz, administrador da Incentea. A sessão contará com o encerramento de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e InvestBraga.

Também o palco da Mostra Empresarial será altamente dinamizado. “Design no Contexto da Economia” é o tema trazido por Jorge Brandão Pereira, diretor da ESD/IPCA. A Qualifica-te levará ao palco o testemunho de professores e alunos para incentivar outros alunos nos seus primeiros passos em direção ao mundo laboral. As oportunidades profissionais serão apresentadas pela PTW, TUB e Casais. A empresa portuguesa de tradução em tempo real com o uso de IA, ClusterMedia Labs, conduzirá uma sessão sobre Comunicação Audiovisual e médias digitais. No contexto da Feira Expobiotec’24, a Semana da Biotecnologia de Braga dinamizará as Biotech Talks.